domingo, 27 de junho de 2010

Argentina cancela projeto de compra de radar aerotransportado

O governo argentino cancelou o projeto de compra de radares aerotransportados de curto alcance do tipo Gap Filler, a serem complementados com os radares 3D fixos instalados nas fronteiras do norte do país.As negociações estavam sendo feitas com a Suécia, por conta da disponibilidade de aeronaves Saab 340 AEW, equipadas com radar Erieye, nas quais os novos equipamentos seriam instalados o mais rápido possível. Como não seria possível o fornecimento em curto prazo, a Argentina cancelou as negociações e agora pretende fabricar seus próprios radares aerotransportados através da INVAP-SE (Investigaciones Aplicadas, Sociedad del Estado).
Paralelamente, foi anunciado que se encontra em estudo a compra de aeronaves não tripuladas (UAVs) equipadas com radares também para vigilância da fronteira norte do país, o que confirma o crescimento do sistema de radarização na zona fronteiriça da região.
Cabe ressaltar que, no fim de 2009, a Força Aérea Argentina esteve a ponto de adquirir dois Saab 340 já equipados com radar que haviam pertencido à Força Aérea Sueca, porém os equipamentos foram vendidos aos Emirados Árabes Unidos, que dispunham, na ocasião, fundos suficientes para o financiamento.
Fonte - Tecnodefesa

Sem comentários: