terça-feira, 22 de junho de 2010

Correa defende Equador livre da "dívida externa ilegítima"

O presidente equatoriano, Rafael Correa, após ser informado do resultado "bem-sucedido" da operação de recompra dos bônus Global 2012 e 2030, anunciou hoje que prevê transformar o Equador em um "país livre da dívida externa ilegítima".
Em um ato público, no qual a ministra da Economia, María Elsa Viteri, anunciou que conseguiu recomprar 91% dos bônus Global 2012 e 2030, com um desconto de 65% do valor nominal, Correa assegurou que o maior legado que poderia oferecer às futuras gerações é um país sem dívidas prejudiciais.
Em abril, o Equador fez uma proposta para recomprar esse tipo de bônus, por US$ 3,1 bilhões, com um desconto de 70%.
Antes, o país tinha declarado em moratória o pagamento de juros desses papéis, sobre os quais há suspeitas de ter sido contratados ou renegociados de forma ilegal.
Correa ressaltou que o Governo, desde o início de seu mandato, em janeiro de 2007, se propôs a dar uma solução integral ao problema da dívida externa pública, à qual qualificou de "um cabresto" para a economia nacional.
O que deseja é "declarar o Equador livre de uma dívida comercial externa ilegítima", afirmou Correa, e disse que isso também poderia ser "transcendental para a região".
Fonte - EFE

Sem comentários: