quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mujica e Cristina conversam sobre o controlo do rio Uruguai

Os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Argentina, Cristina Kirchner, falaram sobre o controle ambiental no Rio Uruguai e uma eventual participação do Brasil, informou hoje a imprensa de Montevidéu.
A conversa telefônica, noticiada pelo jornal El Espectador, ocorreu em um momento em que ambos os governos começam a concordar com uma possível participação do Brasil para o controle conjunto do rio e da fábrica de pasta de celulose UPM.
A instalação da indústria nas margens do rio, permitida pelo governo uruguaio, levantou suspeitas sobre o risco de contaminação da bacia hidrográfica, que abrange também áreas brasileiras e argentinas, e foi motivo de um dos maiores conflitos diplomáticos entre Montevidéu e Buenos Aires.
O site Observa acrescentou, citando "fontes do governo argentino", que a conversa "aconteceu na segunda-feira à tarde" e que os dois líderes discutiram o "monitoramento conjunto do Rio Uruguai". O diálogo não foi confirmado nem descartado por fontes oficiais uruguaias consultadas pela ANSA
De acordo com o Observa, outros assuntos do telefonema foram a importação do gás boliviano ao Uruguai, por meio do território argentino, e as mudanças recentes na titularidade da Chancelaria argentina, assumida por Héctor Timerman ontem após a renúncia de Jorge Taiana.
Na reunião entre Mujica e Cristina, no início do mês, houve avanço no tema relacionado a UPM e concordaram em se reunir em até 60 dias.
A senadora Lucía Topolansky, senadora uruguaia e esposa de Mujica, defendeu hoje o controle total do Rio Uruguai, da companhia e a inclusão do Brasil nesta iniciativa, em benefício à "saúde" deste rio regional comum.
Fonte - ANSA

Sem comentários: