sexta-feira, 25 de junho de 2010

Repsol comercializa GNL

A Repsol iniciou a comercialização de GNL proveniente da planta Peru LNG, inaugurada no dia 10 de junho. A empresa realizou a primeira carga de GNL no navio Barcelona Knusten que vai abastecer centrais elétricas no México. O navio tem capacidade de 173.400 m³ e é o primeiro de seis que entrarão em operação na planta.
A empresa conta com um contrato de abastecimento de gás no Porto de Manzanillo, no litoral mexicano. O documento prevê o abastecimento de GNL à planta mexicana ao longo de 15 anos, com um valor estimado de US$ 15 bilhões e um volume de mais de 67 bilhões de m3.
O empreendimento no Peru exigiu um aporte de US$ 3,8 bilhões e tem capacidade nominal de 4,4 milhões de t/ano, e de processamento de 17 milhões de m³/dia de gás. Por contrato, a comercialização do gás é exclusiva da Repsol pelo prazo de 18 anos.
A Repsol possui 20% de participação no projeto e conta com a parceria da Hunt Oil (50%), SK Energy (20%) e Marubeni Corporation (10%). O projeto de Camisea, onde a petroleira possui participação de 20%, abastecerá a planta de liquefação a partir de um gasoduto de 408 km de extensão.
Fonte - Energia Hoje

Sem comentários: