terça-feira, 20 de julho de 2010

Acordo com a Argentina está próximo segundo Chanceler

O chanceler uruguaio, Luis Almagro, afirmou nesta segunda-feira (19) que seu governo está próximo de chegar a um acordo com a Argentina sobre o controle conjunto do Rio Uruguai, sugerido pela Corte Internacional de Justiça.
"Faltam alguns detalhes técnicos para ajustar, mas acredito que eles [Argentina] deram uma boa base com sua proposta e nós extraímos a melhor parte, Fizemos alguns ajustes e me alegro que tenham uma opinião favorável", declarou Almagro.
No dia 29 de junho, Buenos Aires entregou uma sugestão sobre o caso a Montevidéu, que respondeu seis dias depois.
De acordo com o diplomata, os detalhes que faltam "se ajustam praticamente em sua totalidade" à proposta da Argentina.
Almagro ainda indicou que deve se reunir durante esta semana com seu par argentino, Héctor Timerman, provavelmente em Buenos Aires, para discutir a questão.
O controle conjunto do Rio Uruguai é uma medida que faz parte da decisão da Corte Internacional de Justiça, sediada em Haia, sobre um conflito na região fronteiriça devido à construção de uma fábrica de pasta de celulose.
Na sentença, divulgada no dia 20 de abril, o Tribunal reconheceu que Montevidéu violou um tratado internacional ao permitir a implementação do projeto, mas não formulou qualquer tipo de pena.
Fonte - Panorama

Sem comentários: