sábado, 24 de julho de 2010

Bolívia apresenta plano para melhorar gestão do dinheiro público

O governo da Bolívia apresentou esta semana um plano de ação para aprimorar a gestão das finanças públicas entre 2010 e 2015. Por meio da criação de novas estratégias de administração, o objetivo é potencializar os processos de financiamento externo, harmonização, apropriação e alinhamento entre o país e os organismos de cooperação financeira internacionais.
A iniciativa foi apresentada ao Banco Mundial, ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e à CAF (Corporação Andina de Fomento). Até o fechamento desta matéria, nenhum dos órgãos se pronunciara oficialmente.
Entre os pontos, a nova medida inclui o fortalecimento institucional, a adequação e atualização das regras orçamentais, do investimento público e do financiamento externo.
Além disso, a partir de agora o governo terá mais controle sobre os recursos públicos e será responsável pela expansão do sistema de gestão e modernização, desenvolvimento e implementação do sistema de gestão fiscal, melhoria no processamento de informações orçamentárias e de contabilidade e melhorar a gestão da dívida e fluxo de caixa.
Transparência
De acordo com comunicado oficial do governo boliviano divulgado pela imprensa local, a iniciativa faz parte de uma série de medidas iniciadas em 2008 com um programa de autoavaliação e continuado em 2009 com a coordenação do BM e do BID.
O governo destacou ainda que objetivos do plano de ação como a transparência no uso de recursos públicos e o crescimento econômico estão diretamente ligados aos objetivos do plano de desenvolvimento nacional que, entre os principais pontos, busca a estabilidade macroeconômica e a adoção de políticas de saúde, educação, desenvolvimento, infra-estrutura e política externa.
Fonte - Opera Mundi

Sem comentários: