sábado, 24 de julho de 2010

MERCOSUL oficializará financiamento de construção elétrica paraguaia

Na cúpula do MERCOSUL de agosto próximo na Argentina se fará oficial o financiamento da linha de 500 quilowatts que se construirá no Paraguai da represa de Itaipu até o departamento de Villa Hayes.
O chanceler Héctor Lacognata declarou hoje em declarações a repórteres e assegurou que existe boa predisposição do resto de seus homólogos do bloco regional, integrado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
Há pleno acordo na aceitação do projeto, expressou.
Lacognata explicou que a reunião do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) realizará na cidade argentina de San Juan no dia 2 de julho a nível de ministros de Relações Exteriores e 3 estarão reunidos os chefes de Estado e Governo.
Explicou que no encontro, tanto chanceleres como dignatários deverão aprovar o documento remetido pela Unidade Técnica do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), o qual foi já sancionado por essa instância.
O presidente Fernando Lugo fez o anúncio em 14 de julho quando deixou inaugurado o stand de Itaipú Binacional ao afirmar que o FOCEM opinou a favor do projeto de construção da construção elétrica. Esse ditame técnico favorável significa que o projeto cumpre os requerimentos exigidos pelo FOCEN para o financiamento, a favor dos estados partes, destacou o mandatário.
Em suas declarações, Lacognata ratificou que em 30 de julho próximo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegará na tarde a Paraguai para um encontro com Lugo que dará seguimento a anteriores reuniões entre ambos dignatários.
No próximo 25 de julho se cumpriria em um ano do acordo assinado entre ambos dirigentes, que entre outros pontos estipula a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovátios sem custo algum para Paraguai, além do compromisso brasileiro de assumir o financiamento do projeto.
Inclui, também, triplicar a compensação pelo pagamento da energia cedida pela parte paraguaia à brasileira, que passaria de 120 milhões a 360 milhões de dólares.
A construção da construção elétrica está prevista iniciar-se em meados de ano e cobrirá a rota desde a represa binacional Itaipú, Hernandarias, departamento de Alto Parará (este), até Villa Hayes, a 31 quilômetros ao norte de Assunção.
Fonte Prensa Latina

Sem comentários: