terça-feira, 3 de agosto de 2010

Imprensa boliviana destaca declarações de ministro chileno sobre mar

Grande parte dos meios de comunicação de Bolívia destacam hoje entre seus principais titulares as declarações do ministro de defesa de Chile, Jaime Ravinet, sobre a possível saída ao mar de Bolívia.
Numa entrevista com o diário chileno A Terça, Ravinet disse que seu país poderia se beneficiar com o acesso ao mercado boliviano, a seus recursos naturais e a sua condição de ponte com Brasil.
De acordo com a estatal Agência Boliviana de Informação (ABI), o titular acha que é um grande momento para resolver o tema, ao considerar que o presidente Evo Morais dá garantias de estabilidade na negociação. Acho que o fechar acordos com Bolívia é uma grande oportunidade, em tanto o governo de Morais é o a mais estabilidade e apoio popular que tivemos em Bolívia estes últimos 30 anos, aseveró o servidor público, segundo ABI.
Por sua vez, o diário A Imprensa também reproduz a entrevista, na qual a autoridade do vizinho país assinala que o trabalho com Bolívia vem de faz anos e está na etapa de começar a dar frutos.
A Imprensa foi ao encontro do ex chanceler de Bolívia Armando Loaiza, quem disse que a

declaração de Ravinet referida à demanda marítima é valiosa para manter este clima de confiança recíproca e cordialidad.
Assim mesmo, o rotativo A Razão também reflete a entrevista em suas páginas, e recorda os avanços obtidos recentemente durante o intercâmbio entre os vice-chanceleres de ambas nações.
Por último, o jornal Os Tempos assinala que ainda que Ravinet não quis se referir a fórmulas concretas mencionou uma iniciativa dos anos 70 para outorgar um corredor soberano a Bolívia pelo norte chileno a mudança de terras.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: