quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Argentina: legisladores e empresários criticam 'protecionismo' europeu

A rejeição da França à negociação comercial da União Europeia (UE) com o Mercosul foi interpretada na Argentina como uma defesa aberta do protecionismo, afirmaram nesta quarta-feira legisladores e agricultores.
"A Europa faz uma política de protecionismo", disse à AFP Ricardo Buryaile, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em resposta às declarações do ministro francês da Agricultura, Bruno Le Maire.
Le Maire afirmou esta semana que a "Europa não é o lixão dos produtos agrícolas da América do Sul", no momento em que o comissário europeu do Comércio, Karel de Gucht, visita a região.
De Gucht minimizou a importância nesta quarta-feira de tais afirmações, ao declarar que a França deverá acatar as decisões que surgirem da negociação entre a União Europeia e o Mercosul, em declarações em coletiva de imprensa em Buenos Aires.
"A posição francesa é conhecida, é o que disse todos os dias, levaremos em conta essa posição. Estamos em contato com eles, mas é a Comissão que negocia, e devemos respeitá-la", disse De Gucht à AFP.
De Gucht esteve na terça-feira no Brasil e nesta quarta-feira reuniu-se em Buenos Aires com o chanceler argentino, Héctor Timerman, e com a ministra da Indústria, Débora Giorgi, com o objetivo de reativar as conversas para um acordo.
A postura francesa foi alvo de críticas em Uruguai e Paraguai, sócios plenos do bloco junto a Brasil e Argentina, cujo governo, no entanto, evitou divulgar reações às declarações de La Maire.
Fonte - AFP

Sem comentários: