quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Brasil e Argentina definem acordo de cooperação no setor lácteo

O Brasil e a Argentina finalizam nesta quarta, dia 22, uma lista com sugestões para colocar em prática a cooperação entre os dois países no setor de lácteos. O acordo, que deve ser selado no dia 7 de outubro em Buenos Aires, tem o objetivo de aumentar as exportações brasileiras.
O déficit na balança comercial de lácteos brasileira chegou a US$ 7,5 milhões em agosto. A situação que preocupa o governo federal e os produtores. Para tentar reverter o cenário, o Brasil costura um acordo de cooperação com a Argentina.
– Vários elos dessa cadeia já se manifestaram a vontade de sentar e trocar opiniões e buscar novos mercados com a Argentina. Tanto o leite como queijos são dois exemplos de elos presentes nas negociações – explica a coordenadora do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Comércio Exterior do MDIC, Cândida Cervieri.
A crise econômica internacional de 2008 e a entrada de produtos asiáticos no mercado brasileiro obrigaram os dois países, que até agora competiam, a mudar de postura. O setor produtivo brasileiro, que tem cobrado do governo medidas para conter as importações, quer garantias de que a parceria trará resultados para a balança comercial.
– Não vamos fazer integração, aplicar dinheiro, investir numa indústria argentina para que depois ela exporte para o Brasil, concorrendo com a produção brasileira. A nossa visão é: está perfeito desde que seja para se criar uma plataforma de exportação no Mercosul para terceiros mercados – diz o/ presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.
Segundo este especialista em relações internacionais, Rafael Duarte, a experiência argentina na produção leiteira pode beneficiar a competitividade do setor no Brasil.
– Para nós, é uma colaboração técnica para a produção de leite. A gente pode aprender com eles e ser competitivo. Os dois países vão ganhar muito e fortalecer o bloco.
Fonte - Canal Rural

Sem comentários: