quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Convocam Cúpula da UNASUL para 26 de novembro na Guiana

Equador, como presidente pró témpore da União de Nações Sul-americanas (UNASUL), propôs em Nova Iorque ao Conselho de Ministros de Relações Exteriores do bloco o dia 26 de novembro para uma Cúpula na Guiana.
O Ministro de Relações Exteriores, Comércio e Integração do Equador, Ricardo Patiño, informou ao Conselho os resultados de sua reunião com o chanceler da Guiana, Carolyn Rodrígues-Birkett, referente ao transferência da Presidência Pró Témpore a esse país.
Os chanceleres dos Estados Membros da UNASUL acolheram com beneplácito a proposta apresentada de celebrar a Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado no próximo dia 26 de novembro em Georgetown, Guiana.
Nessa Cúpula o presidente equatoriano, Rafael Correa, entregará à Guiana o mandato recebido no dia 10 de agosto de 2009 e renderá conta de seu trabalho no ano em que desempenhou a presidência rotativa do bloco.
O comunicado da chancelaria equatoriana destaca o desejo de ambas nações de trabalharem conjuntamente a coordenação das futuras reuniões.
Nas últimas semanas o governo do presidente Correa, tem empreendido uma ofensiva diplomata para chegar à culminação de seu mandato com a ratificação por nove países do Tratado Constitutivo, requisito para sua entrada em vigor.
Ainda quando até o momento só foi ratificado por sete dos 12 países: Argentina, Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Venezuela e Chile, existe a possibilidade de que Colômbia, Uruguai e Paraguai o façam nas próximas semanas.
A ideia do Equador é entregar à Guiana a Presidência Pró Témpore da UNASUL com a maioria de países ratificados, a fim de que tenha vida jurídica, e conseguir que os restantes tenham ao menos uma folha de rota para isso.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: