terça-feira, 28 de setembro de 2010

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, pede ao Congresso do Paraguai que aprove o documento constitutivo União das das Nações Sul-Americanas

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, visitou brevemente hoje para pedir ao Congresso do Paraguai que aprove prontamente o documento constitutivo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Patiño, cujo país presidente temporariamente a Unasul, lembrou que dos 12 países sul-americanos que assinaram o tratado, apenas sete o ratificaram, faltando ainda Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Suriname.
O chanceler viajou a Assunção para fazer tal solicitação. Em sua reivindicação, ele argumentou a importância do acordo com o objetivo de depender menos dos Estados Unidos, porque "não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta".
O presidente equatoriano, Rafael Correa, deve entregar a liderança do grupo no dia 26de novembro, transferindo-a ao Suriname. Por isso, Patiño se esforça para fazer com que todos os países ratifiquem a constituição do bloco.
Criada em 2008, a Unasul é integrada por 12 países da região. Até o momento, já ratificaram o tratado constitutivo os congressos de Argentina, Bolívia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
Fonte - ANSA

Sem comentários: